terça-feira, 14 de junho de 2011

Composto Orgânico - Saberes da Terra


Atenção educandos do Saberes da Terra de Córrego. Segue material da aula de amanhã 15/06/2011 no tempo comunidade (visita a horta)  

Composto orgânico;
O quê é? É o resultado da decomposição de restos vegetais e estercos animais ( bovinos, caprinos, etc.) que durante um processo de fermentação aeróbica transforma elementos ricos em fibras (vegetais) e elementos ricos em nitrogênio (estercos) em excelente adubo rico em húmus e proteínas que melhora as condições físicas e químicas do solo.

Quais as vantagens?
Os compostos Orgânicos têm varias  vantagens para  terra e para  a planta, além de ser fabricado no próprio local da horta e de baixo custo. Ele fornece os nutrientes necessários ao solo e as plantas, tornando-as mais saudáveis e resistentes a pragas e doenças.  

Qual a sua composição Básica?
É formado por fonte de  material rico em nitrogênio (resto de leguminosas e plantas verdes, folhas de mamona, esterco) e fonte de material rico em carbono (folhas secas, palhas, serragem, restos de culturas secas).
A relação ideal é de 3 á 4 parte material palhoso para uma de esterco.
Antes de iniciar a fazer o composto orgânico devemos juntar todos os materiais a serem utilizados e transportá-los para o local escolhido que deve ser levemente inclinado para evitar alagamento e também sombreando para evitar o ressecamento pela ação do sol  ou excesso de umidade provocado pela chuva.
A deposição do material é feita sobre o terreno escolhido, não devendo exceder a largura de  l, 5m. A altura recomendada é de até 1,5m.

Como devem ser organizadas as camadas de material?
Forre o chão onde vai  ser feito  o composto com cerca  20 cm de altura  de palha  ou folhas  secas.
Primeira camada; resto de culturas, de preferências massa verde tais como;  folhas e talos de feijões, milho, mamona, girassol, etc.

Segunda camada: esterco bovino ou de aves caipira
Terceira camada: casca de frutas e legumes, casca de ovos e outros materiais existentes.
Quarta camada: mato seco.
Obs. Essas camadas  são repetidas, nessa ordem.
A água a ser utilizada para regar o composto  deverá  ser previamente acumulada num reservatório aberto.

Quais os cuidados a serem observados para eficácia da decomposição?
A Umidade; deve ficar em torno de 50%  fazer o teste com a mão  apertando o composto. Á água deve verter entre os dedos, sem escorrer, caso não apareça água  é preciso regar. Se a água escorrer regar deve ser suspensa até normalizar

A Temperatura; coloca-se diariamente uma barra de ferro na vertical para controlar a temperatura que devera ficar inicialmente em torno de 60°c. Ao retirar a barra de ferro se estiver quente demais não suportando segura-la, a temperatura estará por volta dos 70°c.

A Oxigenação; a decomposição é feita na presença  de oxigênio (aeróbica)  ao apresentar um mau  cheiro indica  a necessidade de revolvimento do  monte para aeração, o ideal  é revolver a palha de material de 15 em 15 dias.

Quando o composto estará pronto; em nosso clima o composto estará pronto em cerca de 45 dias,  porém só deverá ser usado  por volta  dos 90 dias.

Equipe Saberes da Terra Córrego
Antonia Ferreira, Caubí Torres, Graças Torres e Irenilde Oliveira.

Nenhum comentário: