segunda-feira, 13 de junho de 2011

DF: Secretário participa da I Conferência de Desenvolvimento Rural

O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Jerônimo Souza, participou na tarde desta quinta-feira (2) de painel na I Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Distrito Federal.

Em sua fala, o secretário apresentou as diretrizes da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR) e destacou a importância da abordagem territorial na articulação de políticas públicas. “Estamos construindo uma política pública diferenciada no Brasil, um política baseada em territorialidades, que leva em conta a economia, as bacias hidrográficas, que leva em conta a cultura do povo.”

A conferência

O objetivo da conferência é atender as reivindicações da sociedade do meio rural do Distrito Federal (DF) e Entorno e construir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor. A partir da Conferência, que segue até esta sexta-feira (3), será construída um conjunto de políticas públicas para agricultura familiar focadas no desenvolvimento sustentável e na igualdade social.

Outra meta da conferência é levar ao campo mecanismos de geração de renda, acesso a novas tecnologias e serviços de assistência técnica, para facilitar o acesso das famílias agricultoras aos mercados institucionais.

Foram realizadas 20 pré-conferências que mobilizaram mais de 1.500 pessoas e entidades. Na Conferência está sendo feita a apresentação e a discussão do Documento Base e das emendas sugeridas. São temas a agricultura, a pecuária e o abastecimento e suas interfaces com assuntos  como meio ambiente, educação, saúde, segurança, transporte, política agrária, qualidade dos alimentos, comercialização, tributação, moradia, acesso à água, à energia, à cultura e às telecomunicações.

 Fonte: SDT/MDA

Nenhum comentário: