sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mais Alimentos: MDA assina termos de cooperação


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) firmou nesta quinta-feira (26), durante a V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, dois termos cooperativos. Um deles assegura a adesão e o compromisso das empresas associadas do acordo de cooperação com a Associação Nacional dos Fabricantes dos Veículos Automotores (Anfavea) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O outro convênio, firmado entre o Ministério, o Banco do Brasil e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), tem como objetivo de fortalecer as ações do MDA.

As duas ações fazem parte do programa Mais Alimentos, que destina recursos para investimentos em infra-estrutura das unidades produtivas familiares. A linha Mais Alimentos concede crédito de até R$ 100 mil, que pode ser pago em até dez anos, com três anos de carência e juro de 2% ao ano. Um acordo do MDA com os fabricantes garante descontos de até 17,5% nos preços de tratores da linha agricultura familiar e, em média, de 15% dos de máquinas e implementos.

O ministro Guilherme Cassel frisou que os setores de agricultura familiar e reforma agrária têm conquistado muito nos últimos anos. “Durante um longo tempo, desconhecia-se o que era a agricultura familiar brasileira. Agora, já se sabe que ela é o segmento produtivo responsável por 70% de tudo que o brasileiro come diariamente e também responde por 10% do PIB”.

Durante a cerimônia, o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes Pinto, entregou ao ministro Cassel um relatório sobre workshops realizados nas regiões do País para coletar informações visando fortalecer a assistência técnica e incentivar a ampliação do uso de novas tecnologias pelos agricultores familiares. Ao todo, os encontros envolveram cerca de 230 participantes de 143 entidades.

“O MDA tem feito um extraordinário trabalho para remontar a assistência técnica e outras oportunidades produtivas do setor de agricultura familiar. É necessário que não percamos de vista o desejo de crescer ainda mais nas nossas ações”, ressaltou o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil.

Guedes Pinto lembrou que, atualmente, a instituição responde por 70% do crédito destinado à agricultura familiar brasileira e 85% dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Para o vice-presidente, “o MDA é uma das instituições públicas mais importantes do País na redução das desigualdades no campo”.


Nenhum comentário: