quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Agricultores de Apodi participam da reunião sobre cajucultura na EXPOFRUIT 2018





Ocorreu ontem dia 21/08 em Mossoró- RN durante a programação da EXPOFRUIT  2018 a reunião da Câmara Técnica da Cajucultura do Estado do Rio Grande do Norte - TECCAJU, Na oportunidade, produtores e representantes de órgãos públicos puderam discutir a situação e soluções para a Cajucultura do estado. Entre os produtores estavam o engenheiro agrônomo Antônio Tertulino e Wedson Tôrres cooperados  da COOPAPI , bem como uma das fundadora desta cooperativa Fatima Tôrres. 

Em sua fala durante a reunião, Tertulino ressaltou que o modelo de apoio do governo a cajucultura precisa ainda ser melhorado e reforçado seguindo os moldes do projeto de apoio a cajucultura do governo do estado do Ceará, que é um caso de sucesso. Concluiu ainda que precisa ser cobrado o zoneamento da cajucultura em todo o estado para que assim se possa obter o conhecimento de novas áreas favoráveis ao desenvolvimento dessa cultura, bem como, para ampliação de novas fronteiras agrícolas.

Fátima Torres, hoje diretora financeira da Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte - COOAFARN, fez um relato sobre a situação do projeto piloto da Cajucultura desta cooperativa e informou que está para ser lançada uma nova licitação pelo governo do estado para compra de mudas e distribuição aos produtores.

Como encaminhamento da reunião foi acordado se formalizar um documento com solicitações para melhoria da cajucultura. Entre as reivindicações dos produtores de caju do estado: a desburocratização do processo de zoneamento da cultura; Regionalizar as licitações para aquisição de mudas; estipular em documento da licitação que os viveristas participantes devem ser de nosso estado para assim garantir uma melhor qualidade da muda. E, por fim os produtores reivindicaram que deve haver um incentivo por parte do governo para registro de viveiro de mudas de caju para garantir possibilidade de participação nas licitações de venda de mudas para distribuição.

Nenhum comentário: