sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Macaxeira da COOPAPI é comercializada em redes de supermercados.






A Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte - COOAFARN iniciou o processo de embalagem de macaxeira (Aipim) descascada embalada a vácuo. Este processo garante uma maior qualidade pois atuam na conservação de alimentos, prolongando a vida de prateleira deste produto, isso devido a propriedade de barreira ao oxigênio destas embalagens co-extrusadas, que reduz a proliferação de micro-organismos.

O trabalho industrial de descascamento, lavagem e embalagem em sacos práticos com a retirada de oxigênio ocasionando ausência do ar, diminuindo o crescimento de microrganismos (fungos e bactérias) é realizado pela COOAFARN e o trabalho de comercialização, formação de preços, e logística fica por conta da Central de Comercialização da Agricultura familiar e economia solidária do estado do Rio grande do Norte - CECAFES que já fechou contrato com algumas rede de supermercados no estado e ao poucos já esta garantindo a comercialização deste produto.

Os produtos veem das bases das cooperativas associadas da COOAFARN. Uma dela é a COOPAPI através de produtores associados como o presidente da cooperativa Marto Sousa e o produtor Erivan da Silva que possuem suas unidade produtiva de macaxeira no município de Apodi.

Segundo a Coordenadora da CECAFES Fatima Tôrres, a embalagem de mandioca a vácuo é uma ótima, maravilhosa e nova oportunidade de mercado com qualidade e tempo de prateleira para os produtos da agricultura familiar, já o presidente da COOPAPI Marto Sousa afirmou que irá aumentar a área de produção com a oportunidade nova de comercialização.

Nenhum comentário: